Parto Hospitalar com Doula
Casa de parto e a doula
A palavra doula vem do grego e significa mulher que serve, a doula durante o pré natal, parto e pós-parto é a profissional que se dedica em auxiliar mulheres grávidas, fornecendo suporte emocional, psicológico, fisiológico e educacional, não apenas durante o parto, mas em todo o período de gestação e no pós-parto. Mas você pode se perguntar, doula: o que é? Vamos te explicar neste post sobre esta linda profissão.
A doula prepara a mente da gestante para que seu parto seja um momento maravilhoso e garante que ela seja protagonista de seu momento. Durante o parto, a doula proporciona um ambiente tranquilo, silencioso e aconchegante, para que a mulher se sinta relaxada. Além de usar de técnicas naturais para o alívio da dor do parto.
Por que ter uma doula?
Os benefícios de se ter uma doula são inúmeros. Em alguns países de primeiro mundo, ter uma doula já é indispensável, pois já entendem a importância de seu papel durante o pré natal, o parto e pós-parto.
Diversos estudos comprovam os benefícios de se ter uma doula, e entre eles são incluídos:
• Redução de 25% na duração do trabalho de parto;
• Redução de 40% do uso de ocitocina;
• Redução de 30% no uso de peridural;
• Redução de 50% no índice de cesáreas;
• Redução de 40% no uso de fórceps;
• Redução de 60% nos pedidos de analgesia peridural;
• Melhor pontuação de Apgar de 5 minutos;
• Melhor satisfação com a experiência do parto;
• Menor incidência de depressão pós-parto.
A Doula no Parto
A grande maioria das pessoas que contratam uma Doula levam em consideração o desejo de ter uma experiência de parto positiva, tranquila e não correr os riscos de sofrer intervenções desnecessárias ou pelo medo da violência obstétrica.
Dessa forma, ela exerce seu papel pedagógico de ensinar a gestante sobre os procedimentos e intervenções médicas necessárias e desnecessárias, para que ela saiba os limites do seu corpo. Assim, a doula conduz a gestante para um parto mais humanizado possível.
Logo, é importante lembrar que a doula não exerce o trabalho de parteia ou de enfermeira obstétrica. Seus serviços são voltados para a mulher e para o trabalho de seu psicológico, que garanta seu total protagonismo.
A Doula no Sistema Único de Saúde (SUS)
Aproximadamente a partir de 2016-2017, diversos municípios começaram a agregar Doulas em maternidades públicas, visando o acesso igualitário de seus benefícios à todas as mulheres brasileiras.
Em São Paulo, por exemplo, a formação e atuação dessas profissionais passa a ser oferecida pela Prefeitura; em Dourados (Mato Grosso do Sul), o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados oferece curso para formação de Doulas Voluntárias desde 2018.
Segundo a ONG Artemis, já são mais de 500 cidades brasileiras que permitem o acompanhamento da Doula em trabalhos de parto. Logo, a maior presença das Doulas como voluntárias ou a serviço dos hospitais públicos permite às mulheres grávidas o direito ao acompanhamento sem pagar nada. Nós do Humanascer, oferecemos à todas as gestantes que possuem dificuldades em ter o privilégio que é o acompanhamento de uma doula, por isso disponibilizamos pacotes com valores mais acessíveis, planos de pagamento e tiramos quaisque dúvidas.
Como foi dito anteriormente, o crescimento desta inclusão é uma grande conquista para Doulas e gestantes; mas ainda há muito o que melhorar.