As mãos que embalam sonhos

Nosso trabalho é feito por pessoas, sonhos, vontades, realizações, essa equipe nasceu da certeza que cada pessoa merece todo o suporte durante todo o período fertil. Cada uma de nós encontrou no partejar seu momento de realização e no cuidar um momento de realização pessoal, por meio do suporte a gestação ativa e participativa, onde as decisões são divididas e conhecimento no processo é essencial para a sensação de poder nesse processo que é tão transformador.

Nossa Equipe

Tuly van Prehn
Parteira, Educadora Perinatal e Doula

Vi meu primeiro parto em 1987, quando minha irmã nasceu em nossa casa, amparada por uma parteira tradicional, naquele dia me apaixonei pelo partejar, por aquelas mãos que recebem a vida. Cresci com uma mãe que me ensinou sobre ervas e chás, sobre olhar o mundo procurando remédios na floresta e comida no quintal, quando me tornei adulta já não haviam parteiras tradicionais atuantes na minha região e a vida teria que me levar pra longe de casa pra aprender. Fui aprendiz de benzedeira durante 5 anos com o vô Zé enquanto na minha terra natal e aprendi muito sobre ervas e remédios e sobre o poder do pensamento no corpo, sobre a fé.

Mas foi quando eu mudei de país para os EUA que vi esse sonho de partejar virar realidade, me tornei doula pela DONA International (Doulas of North America) em 2013 e fiz vários treinamentos, dentre eles Spinning Babies, Hypnobabies (Hipnoparto) me formei Instrutora pra Dancing for Birth (dançando no parto). Em 2014 entrei no universo da parteria tradicional com o aprendizado do Rebozo (proveniente de indígenas maias mexicanas, uso tradicional de um xale para alívio da dor, conforto e facilitar o encaixe do bebê) aprendi com uma mexicana sobre o uso dessa tradição. Trabalhei em alguns hospitais como doula como Mount Auburn Hospital, Brigham Women's Hospital, MGH, BMC, Newton Wellesley Hospital entre outros, ministrei aulas em Harvard e no nordeste dos Estados Unidos durante anos. Fui aprendiz de parteira em alguns partos domiciliares então senti esse chamado para a parteria ancestral.

Comecei aprendiz com a parteira Suzanna Mauzy e estive com ela durante meu primeiro ano, depois me formei na escola de parteiras em Maine-USA Birthwise Midwifery School, um curso intensivo e específico para parto domiciliar de 4 anos, focado na partería tradicional e contemporânea, utilizando-se de recursos modernos, mas aliando-se ao conhecimento ancestral tradicional, fiz meu estágio em Boston-MA com uma equipe chamada Home Birth Matters, com 3 parteiras, ao todo participei de mais de 300 partos, continuo tão apaixonada pelo partejar mesmo depois destes anos todos.

A melhor parte desse processo todo, pra mim é quando os pais olham para seu bebê pela primeira vez e tudo se dissipa e o brilho de uma nova vida acontece e inunda o ambiente com felicidade.